O Expressionismo

Introdução:

Esta pesquisa tem como intuito a apresentação da origem e características do movimento Expressionista. Assim como seus principais percussores, idealizadores e pintores. Serão apresentadas as principais obras, que enfatizam estas características.

A origem do movimento ganha força com a própria tendência antiimpressionista, que se gera no próprio Impressionismo. E por isso que alguns autores chamam este movimento de Pós-Impressionista. Os artistas expressionistas não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe como consciência e superação de seu caráter essencialmente sensorial, e que se manifesta com Toulouse-Lautrec, Gauguin Van Gogh, Munch e Ensor.

Os percussores deste movimento estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.

A Arte como Expressão

No início do século XX surgia a arte alemã chama Expressionismo, que na verdade  foi dois movimentos com centros distintos, o movimento francês Fauve que se desembocou no Cubismo e o movimento alemão Die Brücke na corrente Der blaue REiter.

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanhaentre 1905 e 1930.

O expressionismo foi um dos movimentos mais significativos e de maiores conseqüências na revolução estética efetuada pela arte no século XX, não só na pintura, como na poesia, no teatro, no cinema, na música, na dança, com repercussão na moda e até nos meios de comunicação. Ao lado do cubismo, deu impulso ao processo libertador da mão e da imaginação do artista moderno, e absorveu os impactos das idéias filosóficas e científicas, das propostas psicológicas, estéticas e técnicas da atualidade, bem como de suas práxis político-ideológicas.

As principais características do expressionismo são cores resplandecentes, vibrantes, fundidas, separadas, com um certo dinamismo improvisado e inesperado. Utiliza-se uma técnica violenta, através do pincel ou da espátula, fazendo e refazendo empastando e provocando explosões. É muito comum a preferência pelo patético, trágico e o sombrio nas obras.

Principais artistas:

Paul Gauguin (1848-1903) – Sua obra, longe de poder ser enquadrada em algum movimento, foi tão singular como a de Van Gogh ou Cézanne., Suas obras são consideradas não apena um conceito artístico, elas representavam uma forma de pensar a pintura como filosofia de vida. Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso Cristo Amarelo. As cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente.
Após experiências de vida suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um erotismo natural. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos intensos, amarelos, verdes e violetas.

Gauguin_autoretratoPaul Gauguin, auto-retrato com halo, 1889

gauguin-paul-two sisters-00Paul Gauguin, Duas irmãs

2367392734_74e208993fPaul Gauguin Mulheres de Taiti na praia

Paul Cèzanne (1839-1906) – sua tendência foi converter os elementos naturais em figuras geométricas – como cilindros, cones e esferas – acentua-se cada vez mais, de tal forma que se torna impossível para ele recriar a realidade segundo “impressões” captadas pelos sentidos.

Paul_Cézanne_O_castelo_de_MedanPaul Cézanne, Castelo de Médan

cezanne71Paul Cézanne, Madamme Cézanne

Vicent Van Gogh (1853-1890) – empenhou profundamente em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor, que para ele era o elemento fundamental da pintura. Utilizava-se de cores intensas e puras, sem nenhuma matização, pois elas tinham para ele a função de representar emoções.Após  várias crises nervosas em  1890, pintou cerca de oitenta telas com cores fortes e retorcidas. Enquanto viveu não foi reconhecido pelo público nem pelo críticos, que não souberam ver em sua obra os primeiros passos em direção à arte moderna, nem compreender o esforço para libertar a beleza dos seres por meio de uma explosão de cores.

o.trigal.com.corvos_vangoghVan Gogh , Trigal com Corvos.

starry night van goghVan Gogh, starry night

Toulouse-Lautrec (1864-1901) – Ao contrário dos impressionistas, demonstrou pouco interesse pelas paisagens e dedicou-se aos interiores. São famosos “Moulin Rouge”, “Au salon de la rue des Moulins” e inúmeros retratos, gênero a que conferiu incomum aprofundamento psicológico com grande economia de meios.

O estilo pessoal de Toulouse-Lautrec, de linhas livres e onduladas, transgride freqüentemente as proporções anatômicas e as leis da perspectiva em favor da expressividade. As cores intensas, em combinações rítmicas, sugerem movimento.

expressionismo-47Ivette Guilbert que Saúda o Público.

Munch (1863-1944) – foi um dos primeiros artistas doséculo XX que conseguiu conceder às cores um valor simbólico e subjetivo, longe das representações realistas. Seus quadros exerceram grande influência nos artistas do grupo Die Brücke, que conheciam e admiravam sua obra. Uma de suas obras mais importantes é O Grito (1889). O Grito é um exemplo dos temas que sensibilizaram os artistas ligados a essa tendência. Nela a figura humana não apresenta sua linhas reais mas contorce-se sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar do observador para a boca da figura que se abre num grito perturbador. Munch foi um artista determinado a criar “pessoas vivas, que respiram e sentem, sofrem e amam”. Recusou o banal, as cenas interiores pacíficas, comuns na sua época. A dor e o trágico permeiam seus quadros.

o gritoMunch, O grito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: