O Estilo do Art Nouveau – Parte IV

O ART NOUVEAU

Foi um estilo ornamental que existiu durante os anos de 1890 até 1910 na Europa, e se estendeu até os Estados Unidos. É caracterizado por uma linha orgânica, sinuosa, delicada, longa e elegante, e assimétrica, tomando frequentemente a forma de haste de flores, bulbos, videiras, asas de insetos, e outras formas naturais, como algas e folhagens. Essa linha também é impregnada de uma força rítmica, como o movimento de um chicote no ar.

por Guimard

por Guimard

Na arquitetura, o ritmo orgânico e linear envolve uma construção, mostrando uma união de ornato e estrutura (a linha arquitetural e a decoração se fundem e reforçam) , juntamente com a utilização de novos materiais como o ferro e o vidro. Todos os setores decorativos foram influenciados, joalheria, desenho industrial, mobiliário, tecidos, artes gráficas, etc.

Sendo um estilo predominantemente ornamental, todos os objetos e mobiliários adquiriam essa característica, que acompanhava até mesmo a figura humana, quando utilizada.

Fachada no Estilo Art Nouveau

Fachada no Estilo Art Nouveau

Os artistas ansiavam por representar seus sentimentos em suas imagens, que eram transmitidos pela linha pura. Evitava-se a lei da gravidade e perspectiva, não havendo diferença de objeto e fundo. A assimetria dominava, e enfatizada, não existindo uma simples duplicação da forma.

O “Art Nouveau” foi um estado de espírito da época, que buscava restaurar a arte da estagnação em que se encontrava, estando ai, uma clara influência de Morris (ver primeiro tópico).

Art Nouveau cabinet

Art Nouveau cabinet

Uma das principais influências do estilo foi a natureza, mas contrária do Impressionismo.  Seus artistas não buscavam transmitir sensações provocadas pela natureza, mas procuravam analisar os detalhes, fazendo brotar verdadeiras metamorfoses decorativa até chegarem a uma síntese, convertendo efeitos da luz em decoração, por exemplo, e capturando linhas da natureza e reduzindo-as a um esquema.

O abandono da máquina é outra grande influência de Morris (em exceção importante, de papéis de parede, ilustrações de livros e trabalhos têxteis, que aproveitaram de forma positiva as novas tecnologias, principalmente gráficas, e que contribuiu muito para o design gráfico). Sendo assim, a maioria dos trabalho eram feitos a mão, não permitindo a reprodução industrial em quantidade, o que fazia com que cada objeto fosse único e cobiçado.

Escadaria com ornamentos do estilo Art Nouveau

Escadaria com ornamentos do estilo Art Nouveau

Podemos então resumir o movimento em algumas características chaves:

1-      Temática naturalista (flores e animais);

2-      Motivos icônicos, estilísticos e tipológicos derivados da arte nipônica;

3-      Arabescos lineares e cromáticos; preferência pelos ritmos baseados na curva e variantes; a cor, tons frios, pálidos, transparentes, formados por zonas planas, ou esfumadas

4-      Recusa da proporção e equilíbrio simétrico, a busca de ritmos musicais, em elementos ondulados e sinuosos

5-      Propósito de comunicar por empatia um sentido de agilidade, elasticidade, leveza, juventude, otimismo.

Horta House

Horta House

Horta House

Horta House

Horta1898-1900hortahouse-iron

Horta House

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: