O Estilo do Art Nouveau – Parte V

Estúdio de Mucha

Estúdio de Mucha

ALFONS MUCHA

La Dame Aux Camelias - Mucha (Cartaz para teatro)

La Dame Aux Camelias - Mucha (Cartaz para teatro)


Mucha foi tão famoso na época do “Art Nouveau”, que seu estilo, conhecido como Mucha Style, por muito tempo, foi sinônimo do movimento. Impressionantes motivos decorativos, uma inesgotável riqueza em elementos pictóricos, um traçado delineado de forma caligráfica, com uma figura-tipo estilizada, uma mulher idealizada, bela, com ar de menina, integrada com um sistema ornamental constituído por flores, trepadeiras, símbolos e arabescos.

Zodiaco - Mucha

Zodiaco - Mucha

Sua fama se deu também, graças ao fato dos processos de reprodução estarem bastante avançados, permitindo a disseminação de seu trabalho por uma grande parcela do território, por meio de cartazes, painéis decorativos, calendários, revistas, ilustrações de livros, etc.

Cartaz para cigarros Job - Mucha

Cartaz para cigarros Job - Mucha

O início de seu sucesso se deu graças a um painel feito para a obra Gismonda, interpretada por Sarah Bernhardt. Inovou no formato, que era estreito em altura, com a figura da atriz quase em tamanho real, oferecendo um efeito dramático de alto nível, juntamente com o requinte e riqueza das cores. Esse cartaz, continua a ser considerado exemplar de idéia moderna de cartaz publicitário.

Gismonda - Mucha (Cartaz para teatro)

Gismonda - Mucha (Cartaz para teatro)

Observamos que Mucha não ficou alheio a influência da arte asiática, abusando da bidimensionalidade linear, assim como a utilização e recriação estilizada de formas da natureza que se tornaram determinantes para os representantes da arte nova.

Outono - Mucha

Outono - Mucha

Também é possível notar uma grande influência simbolista. Porém, subjugava os motivos pictóricos e gráficos simbolistas a um efeito geral apenas decorativo.

Reverie - Mucha

Reverie - Mucha

Aproveitava-se também do momento, em que as artes gráficas estavam em voga graças aos trabalhos de Toulouse-Lautrec, Eugène Grasset e outros. A arte também estava se democratizando, e o estético é valorizado, existindo até cartazes publicitários de alta qualidade.

Propaganda de biclicetas - Mucha

Propaganda de biclicetas - Mucha

Uma característica notável de Mucha são os cabelos, que se configuram como o centro da composição. As madeixas hiperlongas, estilizadas em forma de arabescos e floreados ou esvoaçando livremente ao vento, envolvem toda a figura. As vestes que se moldam ao corpo, trajes fantásticos e intemporais, e tecidos drapejados com pregas ornamentais, acentuando ainda mais o caráter decorativo da decoração, demonstrando um vocabulário formal extremamente rico.

Cartaz para Champagne - Mucha

Cartaz para Champagne - Mucha

Mucha também era escultor e ourives, produzindo jóias e esculturas em que seu estilo é claramente evidenciado.

Estudo de jóias - Mucha

Estudo de jóias - Mucha

Jóia - Mucha

Jóia - Mucha

Madonna in the Lilies - Mucha

Madonna in the Lilies - Mucha

Escultura de Mucha - Natureza

Escultura de Mucha - Natureza

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Uma resposta to “O Estilo do Art Nouveau – Parte V”

  1. O Estilo Art Nouveau « Teoria e História das Artes e Arquitetura II Says:

    […] PARTE V […]

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