O ART NOUVEAU
Foi um estilo ornamental que existiu durante os anos de 1890 até 1910 na Europa, e se estendeu até os Estados Unidos. É caracterizado por uma linha orgânica, sinuosa, delicada, longa e elegante, e assimétrica, tomando frequentemente a forma de haste de flores, bulbos, videiras, asas de insetos, e outras formas naturais, como algas e folhagens. Essa linha também é impregnada de uma força rítmica, como o movimento de um chicote no ar.
Na arquitetura, o ritmo orgânico e linear envolve uma construção, mostrando uma união de ornato e estrutura (a linha arquitetural e a decoração se fundem e reforçam) , juntamente com a utilização de novos materiais como o ferro e o vidro. Todos os setores decorativos foram influenciados, joalheria, desenho industrial, mobiliário, tecidos, artes gráficas, etc.
Sendo um estilo predominantemente ornamental, todos os objetos e mobiliários adquiriam essa característica, que acompanhava até mesmo a figura humana, quando utilizada.
Os artistas ansiavam por representar seus sentimentos em suas imagens, que eram transmitidos pela linha pura. Evitava-se a lei da gravidade e perspectiva, não havendo diferença de objeto e fundo. A assimetria dominava, e enfatizada, não existindo uma simples duplicação da forma.
O “Art Nouveau” foi um estado de espírito da época, que buscava restaurar a arte da estagnação em que se encontrava, estando ai, uma clara influência de Morris (ver primeiro tópico).
Uma das principais influências do estilo foi a natureza, mas contrária do Impressionismo. Seus artistas não buscavam transmitir sensações provocadas pela natureza, mas procuravam analisar os detalhes, fazendo brotar verdadeiras metamorfoses decorativa até chegarem a uma síntese, convertendo efeitos da luz em decoração, por exemplo, e capturando linhas da natureza e reduzindo-as a um esquema.
O abandono da máquina é outra grande influência de Morris (em exceção importante, de papéis de parede, ilustrações de livros e trabalhos têxteis, que aproveitaram de forma positiva as novas tecnologias, principalmente gráficas, e que contribuiu muito para o design gráfico). Sendo assim, a maioria dos trabalho eram feitos a mão, não permitindo a reprodução industrial em quantidade, o que fazia com que cada objeto fosse único e cobiçado.
Podemos então resumir o movimento em algumas características chaves:
1- Temática naturalista (flores e animais);
2- Motivos icônicos, estilísticos e tipológicos derivados da arte nipônica;
3- Arabescos lineares e cromáticos; preferência pelos ritmos baseados na curva e variantes; a cor, tons frios, pálidos, transparentes, formados por zonas planas, ou esfumadas
4- Recusa da proporção e equilíbrio simétrico, a busca de ritmos musicais, em elementos ondulados e sinuosos
5- Propósito de comunicar por empatia um sentido de agilidade, elasticidade, leveza, juventude, otimismo.
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